Gosto de tomar um café expresso puro, bem tirado e sem frescuras. Acho lindo quando desenham na espuma e tal, mas prefiro o tradicional. Tenho minhas preferências aqui em Porto Alegre, gosto do café de vários lugares, como do Café Correto, onde sou atendida pelo próprio dono e o expresso é sempre tirado com perfeição. Tem o café da Ramiro, que é a menor cafeteria que eu conheço, tanto que sempre fico nas mesinhas da calçada, enquanto como quiche de espinafre.
Mas não troco de jeito nenhum o meu cafezinho de todo dia: Porto do Café (esse é o nome oficial, mas só consigo chamar de "café do porto"). Atendimento rápido (ok, nem sempre!) e café no ponto certo! Além do expresso, curto muito o Espanhol, que vem com leite condensado no fundo da caneca. A minha mais nova descoberta do Café do Porto foi o chocolove, mistura de chocolate, café e leite condensado.
O café que mais gosto eu só posso tomar de vez em quando, fica no Rio: Garcia e Rodrigues. Eles usam a marca Illy, deliciosa!!Hum se fecho os olhos consigo sentir o aroma e ouvir o burburinho das pessoas nas mesas...Que saudade!
Aproveito para acabar o post com Mário Quintana:
O café é tão grave, tão exclusivista, tão definitivo
que não admite
acompanhamento sólido. Mas eu o driblo,
saboreando, junto com ele, o cheiro
das torradas-na-manteiga
que alguém pediu na mesa próxima.