Na segunda-feira, no programa Gaúcha no Carnaval, o Cláudio Brito falou que o samba-enredo da Imperatriz será o hino do Carnaval Carioca em 2010. Normalmente, o que o Brito diz sobre Carnaval eu carimbo e assino embaixo, mas dessa vez vou ousar e discordar do maior comentarista de Carnaval de todos os tempos.
Admiro bastante a Vila do Martinho, a águia guerreira do Diogo Nogueira e o mar de fiéis da Imperatriz, porém o hino do carnaval 2010 é o samba-enredo da Mangueira, em que pese a fase difícil que a escola atravessa, a alegria de seus integrantes jamais permitirá que os problemas financeiros atrapalhem o desfile da mais tradicional Escola de Samba do nosso país.
Em 2010, “Mangueira é Música do Brasil” vai cair na boca do povo, e, na madrugada da segunda-feira, 15 de fevereiro, após relembrar que o grito de Jamelão ainda ecoa na Sapucaí, Cláudio Brito vai olhar para a cadeira vazia do nosso eterno mestre, na cabine da Rádio Gaúcha, enquanto anuncia o “esquenta” da Mangueira, e Luizito conclama o público, batendo no peito e afirmando aquilo que todos já sabem: “Meu coração é verde e rosa/ descendo o morro, eu vou/ A música, alegria do povo/ chegou, a Mangueira chegou”.
Então, o setor 1, contaminado pela simplicidade deste belíssimo samba, cantará convictamente que a Mangueira chegou e seguirá com os versos de Renan & Cia “Vai passar nessa avenida mais um samba popular, Mangueira até parece um céu no chão, é música vestida de emoção”. Aí, após saudar o amigo Cláudio Brito, ao melhor estilo Neguinho da Beija-Flor, Luizito seguirá com a primeira parte do samba, já acompanhado da impecável Bateria Surdo Um, até chegar ao refrão “Tantas emoções na verde-e-rosa, brilham as estrelas imortais, bate outra vez uma saudade, lembro dos antigos festivais”.
Com os primeiros raios de sol iluminando a cidade maravilhosa, os foliões mostrarão que o cansaço não tem vez na Marquês de Sapucaí e, empolgados com a superação dos integrantes da última escola a passar pela avenida, cantarão que o Carnaval 2010 chega ao fim, porém, o show continua durante todo o ano “Atrás do trio eu quero ver, o baile começar e a noite adormecer/ O sol nascerá, as cortinas irão se fechar, folhas secas virão e o show vai continuar”.
Nesse momento, ainda de olho na TV, aumentarei o volume do meu radinho de pilhas para ouvir o seguinte comentário de Cláudio Brito: o samba-enredo da Mangueira cresceu, extrapolou os limites do Palácio do Samba e virou um gigante na Sapucaí. A arquibancada cantou como nunca e, inegavelmente, o Hino do Carnaval 2010 é da Mangueira, e ela é a música do Brasil.
(É o sonho de uma gaúcha apaixonada pela Mangueira!)